DIA DA BÍBLIA – Por Karla Lima

Karla Lima Jornalista e Editora de Redação Dezembro 8, 2016 0
DIA DA BÍBLIA – Por Karla Lima

 

 

“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho”. (Salmos 119. 105). Essa deve ser a declaração de todos os cristãos diante da Bíblia, que é a revelação de Deus à humanidade e que, mesmo após mais de 20 séculos, continua viva e revelando aos homens a vontade perfeita e agradável do coração do Pai.
A palavra Bíblia significa “livros”, e vem do grego (língua em que foi escrito o Novo Testamento) “tà Bíblia” – ou seja, livros sagrados. O plural justifica-se, já que a Bíblia não é um livro somente, mas uma biblioteca composta de 66 livros, sendo que 39 pertencem ao Antigo Testamento e 27 ao Novo Testamento.

Para se falar do dia da bíblia é necessário entendermos o significado dessa palavra.  Bíblia é a essência de Deus, a boca do Senhor de tudo. Alguns a veem como um livro qualquer, outros até a idolatram, mas eu a vejo como um manual de sobrevivência. Nela encontro resposta de tudo.

No mundo, foi reconhecida diversas vezes como o livro mais lido e com mais traduções em línguas diferentes.

Por isso, devemos lembrar sempre da Bíblia e manusearmos todos os dias, pois ela é nosso manual de vida.

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.

pdO Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

  a-biblia-sagrada-bs1Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

Leave A Response »

UA-84706861-1